Hematologia
Mas afinal, o que é a Hematologia e o que faz um Hematologista?
Quando alguém recebe uma notícia de que precisa ser encaminhado para um hematologista, logo vem a dúvida: é grave? O que será que eu tenho? E afinal, o que faz um hematologista?
Hematologia é a especialidade médica responsável pelo cuidado das doenças relacionadas ao sangue. Seu nome resulta da combinação das palavras gregas Haimatos (sangue) e Logos (estudo).
Pode parecer um pouco confuso, a princípio, porque o sangue está em todo nosso corpo, certo? Então o que exatamente a Hematologia engloba?
O sangue é composto por três tipos de células: os glóbulos brancos – conhecidos como leucócitos, que atuam na proteção do organismo contra infecções; as células vermelhas – conhecidas como hemácias – que atuam no transporte de oxigênio pelo organismo; e as plaquetas, que atuam principalmente na coagulação. O sangue também é constituído por outras substâncias, chamadas proteínas, que ajudam nestas funções (imunidade, coagulação etc.). A hematologia é a especialidade responsável pelas doenças que afetam esses componentes do sangue.
A maior parte das doenças tratadas pelo hematologista envolve problemas na produção do sangue. As alterações da produção podem ser de um ou de todos os tipos de células que constituem o sangue. A redução do número de glóbulos vermelhos, por exemplo, é chamada de anemia, que pode ter várias causas, sendo a principal delas, a deficiência de ferro.
Outras doenças, ao invés da redução, causam aumento da produção de células do sangue. Algumas dessas doenças podem ser controladas com a ingestão diária de um comprimido, outras, porém, causam um aumento descontrolado das células do sangue – como as leucemias – e muitas vezes precisam de tratamento mais agressivo, como a quimioterapia.
Outro grupo de doenças que resultam de alterações do sangue são aquelas associadas a aumento ou diminuição da coagulabilidade do sangue. As tromboses geralmente ocorrem quando há algum fator, transitório – por exemplo: cigarro, uso de anticoncepcionais – ou não – por exemplo: alguma predisposição genética – que levam a um aumento da coagulabilidade do sangue. Já a facilidade de sangramento decorre de uma redução dessa coagulabildade.
Não são só doenças da produção sangue, que levam ao aumento ou redução das células sanguíneas. Muitas outras doenças do organismo não relacionadas ao sangue, como infecções, algumas formas de reumatismo, e muitas outras, podem causar alterações das células sanguíneas. Nestas situações o médico hematologista trabalha junto com colegas de outras especialidades para ajudar no tratamento.
Existem várias outras doenças que são da área da Hematologia, se você acredita que possa ter alguma delas, consulte seu médico para que ele possa dizer se você precisa ser avaliado por um hematologista!